segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Guerra Fria




Tensões económicas, políticas e ideológicas entre a URSS e a Europa de leste por um lado, e os Estados Unidos e a Europa ocidental, por outro (1945-1990). A desconfiança entre a URSS e o Ocidente, com origem na Revolução Russa de 1917, contribuiu para os desentendimentos, durante e após a II Guerra Mundial, em relação ao futuro da estrutura da Europa de leste. A Carta do Atlântico assinada em 1941 pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido favoreceram a auto-determinação, enquanto a URSS insistia em manter os territórios obtidos através do pacto entre Hitler e Estaline, assinado em Agosto de 1939. Depois da guerra, os Estados Unidos ansiavam por ver a totalidade da Europa aberta aos interesses económicos ocidentais, enquanto a URSS, receosa de ser cercada e atacada pelos seus anteriores aliados via a Europa de leste como a sua própria esfera de influência. À medida que a URSS aumentava o seu poder sobre os países da Europa de leste, os Estados Unidos iam mantendo uma política de «contenção», que incluía a oferta de ajuda material à Europa ocidental, através do plano Marshall, e aos países vítimas dos nazis, como por exemplo, a Grécia e a Turquia. Berlim tornou-se o ponto fulcral da tensão leste-oeste, visto ter sidon dividida em zonas de influência militar pelos governos dos Estados Unidos, Reino Unido, França e URSS. Esta situação culminou num bloqueio soviético às zonas americana, inglesa e francesa da cidade a partir de 1948, passando esta área a receber os seus mantimentos através de pontes aéreas (ver bloqueio de Berlim). Entre o mundo capitalista e o mundo comunista surgiram divergências profundas, reforçadas pela criação de alianças militares, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) em 1949, no Ocidente, e o Pacto de Varsóvia em 1955, no Leste. 

A Guerra Fria foi exacerbada pela propaganda, pelas actividades secretas das agências de espionagem e por sanções económicas, agravando-se sempre que se viviam épocas de conflito em qualquer ponto do mundo. Os acordos de redução de armas entre os Estados Unidos e a URSS, durante os últimos anos da década de 80, e a diminuição da influência soviética na Europa de leste, simbolizada pela queda do muro de Berlim em 1989, conduziram a um repensar das posições de ambas as partes, pelo que o fim da Guerra Fria foi oficialmente declarado em Novembro de 1990, na Conferência para a Segurança e Cooperação na Europa (CSCE), em Paris.




Henrique VIII (1491-1547)


Rei de Inglaterra a partir de 1509, altura em que sucedeu a seu pai Henrique VII. Nesse ano casou com Catarina de Aragão, a viúva de seu irmão. Durante o período de 1513 a 1529, Henrique dedicou-se a uma política externa activa, em grande parte devido à orientação do seu chanceler, o cardeal Wolsey, que partilhava o desejo de Henrique de fortalecer a Inglaterra. Explorando a rivalidade entre Francisco I de França e Carlos V, tornaram a Inglaterra no árbitro do litígio, aumentando o prestígio e a influência desta. Esta orientação política terminou desastrosamente após Henrique ter começado a apoiar Carlos V (1522) que, ao derrotar Francisco I em Pavia (1525), deixou de necessitar do apoio inglês. Wolsey foi substituído por Tomás Morus em 1529, por não ter sido capaz de convencer o papa a conceder o divórcio ao rei. Depois de 1532, Henrique cortou os laços com a autoridade papal, proclamando-se chefe da Igreja de Inglaterra e dissolveu os mosteiros. Divorciou-se de Catarina, em 1533, alegando que ela era velha de mais para lhe dar um herdeiro e casou com Ana Bolena, que foi decapitada em 1536, após ter sido ostensivamente acusada de adultério. A terceira mulher de Henrique, Jane Seymour, morreu em 1537. Casou com Ana de Clèves em 1540, dando seguimento à política de Thomas Cromwell de formar uma aliança com os alemães protestantes, porém, não demorou muito para que abandonasse essa orientação, divorciando-se de Ana e mandando decapitar Cromwell. A sua quinta mulher, Catarina Howard, foi decapitada em 1542. No ano seguinte casou com Catarina Parr, que lhe sobreviveu. Henrique nunca perdeu por completo a sua popularidade, mas as guerras com a França e a Escócia, que tiveram lugar no final do seu reinado, afectaram profundamente a economia inglesa. Henrique prosseguiu o seu ataque à Igreja com o 
encerramento dos mosteiros (1536-1539), confiscação das terras da Igreja entretanto concedidas aos apoiantes do rei. Mandou executar católicos romanos, inclusive Tomás Morus, por se recusarem a aceitar a sua supremacia dentro da Igreja, e protestantes que opinavam que as suas mudanças não tinham 
sido suficientemente abrangentes. No entanto, e apesar de ter estabelecido as bases da Reforma inglesa através do corte de relações com Roma, pouca simpatia nutria pelos dogmas protestantes. De qualquer modo, o poder da coroa foi consideravelmente fortalecido pela política eclesiástica de Henrique VIII e as confiscações monásticas deram força ao crescimento de uma nova nobreza, nobreza essa que viria a revelar-se muito influente nos reinados seguintes. Sucedeu-lhe o seu filho Eduardo VI.

Martinho Lutero (1483-1546)


Reformador alemão da Igreja Cristã, fundador do protestantismo. Enquanto padre na Universidade de Wittenberg, escreveu textos críticos sobre a venda de indulgências (remissão do castigo pelos pecados cometidos). O imperador romano Carlos V intimou-o a comparecer na Dieta (assembleia dos dignitários do império romano) de Vorms, na Alemanha, em 1521, onde ele recusou retractar-se. Assumindo-se originariamente como um reformista, o seu protesto conduziu ao cisma, na sequência da confissão de Augsburgo, uma profissão da fé protestante, no ano de 1530. Lutero é considerado o instigador da revolução protestante, sendo agora o luteranismo a religião predominante em muitos países do norte da Europa, incluindo a Alemanha, Suécia e Dinamarca.

Lutero, filho de um mineiro, nasceu em Eisleben, estudou e passou três anos como monge no convento agostiniano da Universidade de Erfurt, tendo sido ordenado sacerdote em 1507. Pouco depois, atraiu as atenções como professor e pregador na Universidade de Wittenberg. Em 1517, regressado de uma visita a Roma, alcançou a celebridade a nível nacional ao denunciar o monge dominicano Johann Tetzel (1455-1519), que fora enviado pelo papa para vender indulgências, como meio de reunir fundos para a reconstrução da basílica de São Pedro em Roma.

No dia 31 de Outubro de 1517, Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg a declaração das 95 teses respeitantes às indulgências, e, no ano seguinte, foi intimado por Roma a justificar esse acto. Como resposta, lançou um ataque ainda mais forte ao papado e, em 1520, queimou publicamente, em Wittenberg, a bula papal (édito) que tinha sido emitida contra ele. Quando regressava a casa, vindo da Dieta imperial de Vorms, foi levado pelo príncipe eleitor da Saxónia em regime de «prisão preventiva», para o castelo de Wartburg. Mais tarde, desentendeu-se com o teólogo holandês Erasmo, que o tinha apoiado nos ataques lançados contra a autoridade papal, e envolveu-se em controvérsias com os seus opositores religiosos e políticos. Após a confissão de Augsburgo, em 1530, Lutero retirou-se gradualmente da liderança protestante. A sua tradução das Escrituras marca a emergência do idioma alemão moderno.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A era pioneira da aviação – Os Irmãos Wright



Os irmãos Wright trabalhavam como construtores de bicicletas, no entanto, na década de 1890, tornaram-se obcecados pela aviação. A ideia de construir e voar numa aeronave motorizada, mais pesada que o ar, fascinava-os. Então, começaram por estudar livros e documentos relacionados com a aeronáutica. Em 1899, passaram a construir planadores, na virada do sec, já estavam a realizar voos bem-sucedidos com planadores.
Em 1902, começaram então a construção de um avião mais pesado que o ar, eles foram a primeira equipa a realizar vários testes para solucionar problemas aerodinâmicos, controlabilidade, potência do motor e controlo da aeronave. Os testes foram difíceis, pois eles não disponham da tecnologia existente hoje em dia. Usando um método chamado “wing warping” resolveram os problemas de controlo de voo. Este método foi pouco usado na historia da aviação, mas funcionava na perfeição a baixas velocidades.

O avião fabricado pelos irmãos Wright foi um biplano batizado de Flyer (Voador). O piloto ficava deitado na asa inferior do avião. O motor localizava-se à direita do piloto, e fazia girar duas hélices localizadas entre as asas. O sistema de wing warping consistia em cordas atadas às pontas da asas que podiam ser puxadas ou afrouxadas pelo piloto, fazendo o avião girar em seu eixo longitudional ou em seu eixo vertical, permitindo o controle do avião ao comando do piloto. O Flyer foi o primeiro avião registrado na história da aviação dotado de manobralidade longitudional e vertical - excluindo-se os planadores de Lilienthal, onde tal controle era realizado através da força do próprio tripulante. - WIKIPÉDIA

Assim em 17 de Dezembro de 1903 numa praia da carolina do norte, os irmãos Wright fizeram aquele que vira a ser considerado como o primeiro voo, com um avião mais pesado que o ar.


Em vez de rodas utilizaram trilhos para manter a aeronave em seu trajeto por meio de um par de patins. O Flyer ganhou altitude após o fim dos trilhos, alcançando uma altura máxima de 37 metros e velocidade média de 48 km/h, com tempo de voo foi de 12 segundos; segundo informações passadas pelos próprios irmãos Wrights, mas não comprovadas por nenhuma outra fonte. Mais quatro voos foram realizados ainda no mesmo dia. Os voos foram testemunhados por quatro salva-vidas e um menino da vila, fazendo destes voos os primeiros voos semi-públicos, e também os primeiros voos documentados de um motoplanador. Num quarto voo realizado ainda no mesmo dia, Wilbur Wright conseguiu percorrer 260 metros em 59 segundos. O motoplanador foi destruído por uma rajada de vento nesse mesmo dia. Alguns jornais do Estado de Ohio, entre eles oCincinnati Enquirer e o Dayton Daily News Image:Boys Emulate Dumont.JPG, publicaram no dia seguinte, com enormes exageros e informações incorretas, o feito dos Irmãos Wright. - WIKIPÉDIA

domingo, 23 de dezembro de 2012

A Razão da Morte de Ramsés III


Após vários anos de investigação, cientistas concluíram que Ramsés III foi assassinado. Depois de terem realizado vários exames á múmia  incluindo um TAC, concluíram que embora morto á 3 mil anos, havia outra múmia envolvida no crime. 

Segundo o Jornal de Noticias:


Ramsés III é um dos mais icónicos faraós do antigo Egito, tendo inspirado a caracterização de Boris Karlof na série de filmes de terror iniciada em 1932 com "A Múmia". Uma nova investigação à múmia daquele governante da 20ª dinastina concluiu que foi assassinado.
A investigação não só concluiu que houve crime, algo que até agora não se tinha provado, como encontrou o presumível assassino: outra múmia, conhecida como a "Múmia Gritadora", que os historiados identificaram com Pentaura, filho de Ramsés III, e um dos implicados no complô palaciano para matar o faraó.
A múmia de Ramsés III apresenta uma barra no pescoço de uma escala tal que, de acordo com a nova análise, cortou a traqueia, a carótida e partiu a coluna vertebral.