Os irmãos Wright trabalhavam como
construtores de bicicletas, no entanto, na década de 1890, tornaram-se
obcecados pela aviação. A ideia de construir e voar numa aeronave motorizada,
mais pesada que o ar, fascinava-os. Então, começaram por estudar livros e
documentos relacionados com a aeronáutica. Em 1899, passaram a construir
planadores, na virada do sec, já estavam a realizar voos bem-sucedidos com
planadores.
Em 1902, começaram então a construção de um
avião mais pesado que o ar, eles foram a primeira equipa a realizar vários
testes para solucionar problemas aerodinâmicos, controlabilidade, potência do
motor e controlo da aeronave. Os testes foram difíceis, pois eles não disponham
da tecnologia existente hoje em dia. Usando um método chamado “wing warping”
resolveram os problemas de controlo de voo. Este método foi pouco usado na
historia da aviação, mas funcionava na perfeição a baixas velocidades.
O avião fabricado pelos irmãos Wright foi um biplano batizado de Flyer (Voador). O piloto ficava deitado na asa inferior do avião. O motor localizava-se à direita do piloto, e fazia girar duas hélices localizadas entre as asas. O sistema de wing warping consistia em cordas atadas às pontas da asas que podiam ser puxadas ou afrouxadas pelo piloto, fazendo o avião girar em seu eixo longitudional ou em seu eixo vertical, permitindo o controle do avião ao comando do piloto. O Flyer foi o primeiro avião registrado na história da aviação dotado de manobralidade longitudional e vertical - excluindo-se os planadores de Lilienthal, onde tal controle era realizado através da força do próprio tripulante. - WIKIPÉDIA
Assim em 17 de Dezembro de 1903 numa praia da carolina do norte, os
irmãos Wright fizeram aquele que vira a ser considerado como o primeiro voo,
com um avião mais pesado que o ar.
Em vez de rodas utilizaram trilhos para manter a aeronave em seu trajeto por meio de um par de patins. O Flyer ganhou altitude após o fim dos trilhos, alcançando uma altura máxima de 37 metros e velocidade média de 48 km/h, com tempo de voo foi de 12 segundos; segundo informações passadas pelos próprios irmãos Wrights, mas não comprovadas por nenhuma outra fonte. Mais quatro voos foram realizados ainda no mesmo dia. Os voos foram testemunhados por quatro salva-vidas e um menino da vila, fazendo destes voos os primeiros voos semi-públicos, e também os primeiros voos documentados de um motoplanador. Num quarto voo realizado ainda no mesmo dia, Wilbur Wright conseguiu percorrer 260 metros em 59 segundos. O motoplanador foi destruído por uma rajada de vento nesse mesmo dia. Alguns jornais do Estado de Ohio, entre eles oCincinnati Enquirer e o Dayton Daily News Image:Boys Emulate Dumont.JPG, publicaram no dia seguinte, com enormes exageros e informações incorretas, o feito dos Irmãos Wright. - WIKIPÉDIA
Sem comentários:
Enviar um comentário