quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Isaac Newton (1642-1727)


Físico e matemático inglês que estabeleceu as bases da Física como uma disciplina moderna. De 1665 a 1666, descobriu o teorema binominal, o cálculo diferencial e integral e a composição da luz branca pelas diferentes cores do espectro. Desenvolveu as três leis do movimento e a lei universal da gravidade, descrita no seu livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica de 1687 (vulgarmente conhecido por Principia).

A maior realização de Newton foi a demonstração da aplicação universal de princípios químicos. Definiu claramente a natureza da massa, peso, força, inércia e aceleração.

Em 1679, Newton calculou a trajectória da Lua com base na sua teoria da gravidade e também estabeleceu uma teoria que explicava o movimento dos planetas, teoria esta descrita pelo astrónomo alemão Johannes Kepler e baseada na observação dos planetas.

Newton nasceu em Woolsthorpe Manor, Lincolnshire e estudou em Cambridge, onde se tornou professor aos 26 anos. Teve assento no parlamento, como liberal-conservador, em 1689 e de 1701 a 1702. Nomeado presidente da Royal Mint em 1696 e mestre em 1699, reformou o sistema monetário da altura. Nos últimos 30 anos da sua vida, estudou teologia e cronologia e realizou experiências em alquimia.

Newton e o matemático alemão Gottfried Leibniz trabalharam independentemente no desenvolvimento do cálculo diferencial e conseguiram grandes avanços, mas Newton reivindicou ter sido o único inventor. Quando Leibniz apelou para a Royal Society para uma audição justa, Newton nomeou um comité formado pelos seus apoiantes e redigiu ele próprio o relatório. O resultado desta controvérsia foi o isolamento dos matemáticos ingleses que foram postos de parte durante alguns anos, passando a ser utilizada a terminologia de Leibniz. Ocorreu uma disputa semelhante entre Newton e o cientista inglês Robert Hooke, que reclamou ter sido o primeiro a descobrir a lei do inverso do quadrado das distâncias.

Newton começou a investigar o fenómeno da gravitação em 1665, segundo se conta, inspirado pela observação da queda de uma maçã da respectiva árvore. Mas também trabalhou a nível da álgebra e teoria dos números, geometria clássica e analítica, computação, aproximações e, até mesmo, probabilidades.


Uma consequência das suas experiências com a luz e prismas foi o desenvolvimento do telescópio de reflexão. Newton investigou muitos outros fenómenos ópticos, incluindo efeitos de interferência em películas finas, uma das quais, o «anel de Newton», recebeu o seu nome.

De Motu Corporum in Gyrum/On the Motion of Bodies in Orbit foi escrito em 1684. A publicação do Principia foi financiada pelo seu amigo Edmond Halley. Em 1704, Newton resumiu todo 
o seu trabalho sobre a luz no livro Opticks.

Sem comentários:

Enviar um comentário