sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

George Washington (1732-1799)


Comandante do exército americano durante a revolução americana e primeiro presidente dos Estados Unidos (1789-1797). Ficou conhecido como «o pai do seu país». Como soldado experiente, lutou em campanhas contra os franceses durante a guerra francesa e índia. Foi eleito para a Virginia House of Burgesses, em 1759, e tornou-se líder da milícia da Virginia, onde se destacou pela sua capacidade de
combate em zonas selvagens. Forte oponente das políticas do governo britânico, preencheu um lugar no Congresso Continental de 1774 e, novamente, no de 1775. Com o eclodir da revolução americana foi nomeado comandante-chefe do exército americano. Depois de muitos reveses, aceitou a rendição do general britânico Cornwallis, em Yorktown (1781).

Depois da guerra, Washington retirou-se para Mount Vernon, a sua propriedade na Virginia mas, em 1787, regressou novamente à política como presidente da Convenção Constitucional de Filadélfia. Foi eleito presidente dos Estados Unidos (1789). Após a sua eleição, procurou para ministros representantes de todas as facções. Todavia, a sua postura aristocrática e a sua aceitação da política fiscal defendida por Alexander Hamilton afastaram dele Thomas Jefferson, o seu secretário de estado, que se dmitiu em 1793, dando assim início ao sistema bipartidário.

Reeleito presidente em 1793, Washington recusou candidatar-se a um terceiro mandato, criando um precedente que se manteve até 1940. Morreu em 1799 e foi enterrado na sua propriedade de Mount Vernon.

George Washington nasceu em Pope's Creek, no condado de Westmoreland, estado da Virginia. Era de descendência britânica. O seu bisavô, John Washington, tinha emigrado de Sulgrave Manor, no Northamptonshire, em 1657. Maioritariamente autodidacta, herdou de seu irmão Lawrence a propriedade de Mount Vernon, onde se estabeleceu como um típico fazendeiro. O governador Dinwiddie não tardou em nomeá-lo tenente-coronel da milícia da Virgínia. Em Abril de 1754 recebeu ordens para expulsar os franceses de Fort Duquesne. Foi bem sucedido mas acabou, depois, cercado em Fort Necessity e forçado a aceitar os termos da sua rendição.

Em 1758, Washington demitiu-se do comando das tropas da Virginia e casou com Martha Custis, uma viúva rica. A união das suas plantações tornou Washington num dos mais ricos homens do seu estado. Foi através das suas sumptuosas festas que contactou com os notáveis de todas as colónias britânicas da América. Em 1759, foi eleito para a Virginia House of Burgesses, sendo reeleito para o mesmo cargo. Depressa demonstrou um interesse crescente pelas disputas existentes entre as colónias e a coroa britânica, o que facultou a sua eleição como um dos delegados da Virginia, no primeiro Congresso Continental. Uma vez em Filadélfia, adquiriu armas e munições que remeteu para a Virginia e, quando o Congresso terminou, regressou para se integrar no treino de soldados inexperientes. Quando o segundo Congresso Continental se
reuniu existia, por parte dos representantes da Nova Inglaterra, um sentimento generalizado de carência de um homem do sul para a liderança, pois só assim se podia garantir a união de todas as colónias por uma causa comum. A guerra já tinha começado quando John Adams propôs Washington para comandante-chefe dos exércitos coloniais. Foi assim que, em 15 de Junho de 1775, Washington assumiu o comando das tropas.

Revolução Americana


O exército americano carecia sistematicamente de armas, munições, mantimentos e roupas. Para além disso, Washington via-se a braços com as facções e com a traição entre os seus generais, como sucedeu com a traição que envolveu Benedict Arnold. Quando assumiu a liderança das tropas americanas, em Boston, alcançou vitória estrondosa. A sua ocupação de Dorchester Heights impeliu Howe a evacuar Boston em Março de 1776. Imediatamente a seguir, sofreu uma sucessão de reveses, como o da batalha de Brooklyn Heights. Mas, em contrapartida, conseguiu derrotar o inimigo em Trenton e em Princeton. Após as derrotas nas batalhas de Brandywine e de Germantown, no Outono de 1777, Washington conduziu os seus 11 000 homens para um acampamento de Inverno em Valley Forge, a 32 km de Filadélfia. A Primavera chegou e, com ela, melhores notícias para os americanos. Os franceses estavam prestes a entrar na guerra. Clinton, que sucedera a Howe, tinha recebido ordens para abandonar Filadélfia e regressar a Nova Iorque. Washington atacou as suas tropas, na batalha de Monmouth. Quando Clinton chegou a Nova Iorque, Washington tomou posição em White Plains e, durante três anos, enquanto a luta prosseguia noutros locais, os dois exércitos observaram-se mutuamente.

Por fim, chegou a vez de Washington. Quando Cornwallis se viu em dificuldades na Carolina do Norte, retirou o seu exército da Virginia e acabou por se refugiar em Yorktown. Nessa altura, Washington, que se apressara a dirigir-se para sul, forçou-o a render-se (1781). Quando finalmente os britânicos se retiraram de Nova Iorque e regressaram a casa, o exército americano comandado por Washington entrou na cidade. Alguns dias depois, a 4 de Dezembro de 1783, Washington foi até Annapolis, no estado de Maryland, onde o Congresso se encontrava reunido e aí chegado, a 23 de Dezembro, demitiu-se do seu cargo de comandante dos exércitos.


Durante quatro anos tentou recuperar a sua fortuna destruída. Quando ficou decidido convocar uma nova convenção com vista à elaboração de uma constituição federal, Washington foi de novo escolhido para integrar a delegação da Virginia. A convenção teve inicio a 13 de Maio de 1787, em Filadélfia, e Washington foi escolhido por unanimidade para a presidir. Se bem que elaborasse a Constituição conjuntamente com outros, foi sem dúvida Washington quem mais fez para remover as dificuldades que foram surgindo. Foi escolhido por unanimidade para primeiro presidente da república, aclamado no dia 30 de Abril de 1789.





A Presidência de Washington

Na qualidade de presidente, Washington afastou de si o seu secretário de estado, Thomas Jefferson, que se demitiu em 1793 por o presidente ter aceite a política fiscal defendida por Alexander Hamilton e por chamar a si o controlo do pagamento das dívidas interna e externa da nova nação. Modelou também os
poderes da presidência à sua imagem, assumindo alguns poderes implícitos não especificados na Constituição, entre os quais o poder de criar um banco nacional e o de introduzir um novo imposto.

Era desejo de Washington retirar-se no final do seu primeiro mandato mas, a instâncias dos líderes seus rivais, Thomas Jefferson e Alexander Hamilton, foi eleito para um segundo mandato por unanimidade de votos. A sua política neutral face à Revolução Francesa irritou o partido pró-francês de Jefferson. De igual modo, também foi violentamente criticado pela assinatura do tratado de Jay (1794), que punha cobro aos problemas pendentes com a Grã-Bretanha e permitia o reestabelecimento dos laços comerciais.

De acordo com os termos do Tratado de Pinckney (1795), os Estados Unidos ganharam
territórios à Espanha.
Washington, declinou um terceiro mandato e a sua saída ficou marcada pelo seu discurso de
despedida, que ficou famoso, em que alertava o país para o perigo de alianças comprometedoras e aconselhava os Estados Unidos a manterem-se afastados das questões europeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário