domingo, 6 de janeiro de 2013

Caio Júlio César (100-44 a.C.)




Homem de estado e general romano. No ano de 60 a.C., conjuntamente com Pompeu e Crasso, formou o primeiro triunvirato. Entre 58 e 50 a.C., conquistou a Gália e em 55 e 54 invadiu a Bretanha.

Aquando dos confrontos de Farsália, nos anos de 49 e 48, desferiu uma violenta derrota a Pompeu. Em 46, e após um período de retiro no Egipto, regressou a Roma como ditador. Mas nos Idos de Março de 44, foi assassinado por conspiradores.

Apesar de patrício, César aderiu ao partido popular, sendo eleito em 65, para o cargo de edil, o que quase o levou à ruína, essencialmente pela oferta de divertimentos dispendiosos à população romana. No ano de 63 foi eleito sumo pontífice, mesmo conhecendo-se a sua liberdade de pensamento e, em 61, foi nomeado governador de Espanha. Pacificou a Lusitânia Central e a região entre Douro e Minho, e procedeu à conquista quase definitiva da Galiza. De regresso a Roma, em 60, consolidou com Pompeu e Crasso o primeiro triunvirato. Entre 58 e 50, enquanto governador da Gália, esteve envolvido no confronto com os germanos, liderados por Ariovisto, terminando com a subjugação destes e a venda de milhares de belgas como escravos. Em 55, chegou à Bretanha, onde retornou em 54 a.C. para outra campanha. Em 51 a.C., esmagou a revolta dos gauleses, liderada por Vercingetórix, iniciada em 52. Em 49, terminou o seu cargo como governador da Gália. Nesse mesmo ano morria Crasso, ficando como seu rival Pompeu. 

Tomando por base a declaração «os dados estão lançados» (alea jacta est), César atravessou o Rubicão, um pequeno rio que separava a Gália da Itália, a fim de enfrentar o exército de Pompeu. Desta guerra civil resultou o encaminhamento de Pompeu até ao Egipto, onde foi assassinado. César, permaneceu no Egipto, durante alguns meses, onde Cleópatra, rainha do Egipto, deu à luz um filho de ambos, a quem chamaram Cesarião. No ano de 47 a.C., no decurso de uma campanha relâmpago, César depôs o rei da Ásia Menor, Farnácio II, governante desde 63. Esta vitória resumiu César à seguinte frase «cheguei, vi e venci» — Veni, vidi, vici. Em 46 assumiu o cargo de ditador por dez anos e, em 45, venceu, em Munda, na Espanha, os filhos de Pompeu. No ano de 44, alcançou a ditadura vitalícia. Mas em 15 de 
Março de 44, na casa do Senado, junto à estátua de Pompeu, César era apunhalado até à morte por conspiradores, liderados por Bruto e Cássio. Os seus escritos sobre os relatos das suas campanhas e guerra civil ainda hoje existem.

Sem comentários:

Enviar um comentário