sábado, 12 de janeiro de 2013

Leonardo da Vinci (1452-1519)




Pintor italiano, escultor e desenhista. Um génio da cultura humanista, da Vinci foi ainda arquitecto, inventor, cientista, escritor e músico. Filho natural de um notário da Vinci, os seus extraordinários talentos iriam revelar-se precocemente. Estudou com o pintor Verrocchio em Florença, na década de 1470, vindo a ter como patrono Lorenzo de Medici. Em 1472, tornou-se mestre, entrando para a guilda de São Lucas. Em 1482, entrou ao serviço de Lodovico Sforza, duque de Milão, tornando-se pintor da corte, arquitecto e engenheiro militar ao serviço do duque, até à sua queda em 1499, quando o exército francês ocupou Milão. Leonardo iria então para Mântua e depois para Veneza, onde teve também o cargo de engenheiro militar.

Cerca de 1500, deslocou-se para Florença, juntando-se dois anos depois a Cesare Borgia nas suas campanhas militares. A derrota de Borgia levaria a que o pintor regresasse a Florença, onde permaneceu até 1508. Uma das maiores figuras do renascimento italiano, pintou, quando ao serviço de Sforza A Última Ceia, um mural datado de c. 1495, hoje exposto em Santa Maria Delle Grazie (Milão) e, na fase do seu 
regresso a Florença a célebre Mona Lisa. Entre as suas primeiras obras encontra-se um esboço da paisagem toscana (1473), hoje na Galeria dos Uffizi (Florença); outros trabalhos desta fase inicial são desenhos, retratos e cenas religiosas, como a inacabada Adoração dos Reis Magos, encomendada em 1481, também exposta nos Uffizi.

A sua obra influenciou muitos dos artistas seus contemporâneos, como Rafael, Giorgione e Bramante. Leonardo revolucionou a pintura da época, usando nas telas, em vez de uma preparação branca, uma de tom escuro permitindo maior ilusão de espacialidade aos temas representados com um modelado também inovador. Desenvolveu o uso da perspectiva aérea através da qual, e tendo como referência os valores atmosféricos, a nitidez dos contornos vai diminuindo e as cores vão adquirindo tonalidades mais frias, consoante as figuras e objectos representados se afastam do primeiro plano. Este efeito de perspectiva era aliado à técnica do sfumato (esfumado) em que os contornos das formas se esbatem progressivamente envolvendo, por gradação da luz, os planos mais afastados numa neblina que dá às suas obras a característica ambiência misteriosa e enigmática.

Os seus princípios compositivos, que incluíam o agrupamento das figuras dentro de uma pirâmide virtual, ligados pelos gestos e pela direcção dos olhares e expressões faciais, tornou-se numa regra das convenções compositivas do renascimento pleno. As suas duas versões de Virgem com o Menino e Santa Ana e A Virgem dos Rochedos, no Museu do Louvre e na Nacional Gallery, respectivamente, exemplificam 
estes princípios.

Entre as suas obras primas encontram-se a já mencionada Mona Lisa, que se supõe ser a mulher de Francesco del Giocondo e que é também conhecida como La Gioconda (embora a sua identidade tenha já despoletado várias interpretações) e A Batalha de Anghiari (1500-1505), anteriormente exposta no Palazzo Vecchio, Florença. Particularmente entre 1490 e 1495, Leonardo registou os seus escritos numa caligrafia invertida, escrita da direita para a esquerda, só podendo ser descodificada com o auxílio de um espelho. Os seus tratados, ilustrados, versam sobre inúmeras matérias, entre as quais a pintura, a arquitectura, a anatomia e a mecânica. Os últimos tratados e escritos datam da década de 1490, fazendo um deles parte do espólio da Biblioteca Nacional de Madrid. Num destes últimos escritos, expõe as suas teorias sobre a mecânica, com desenhos de máquinas, macacos hidráulicos e serras mecânicas, entre outros, precursores de alguns 
artefactos contemporâneos.



A par destas explanações, abordando os princípios da fricção e da resistência, Leonardo registou ainda os seus estudos sobre o voo das aves, criando os protótipos de um pára-quedas e de um engenho voador, e ainda sobre as propriedades da água em movimento, tendo em 1503 planeado um canal para a navegação de embarcações. Ao serviço dos seus mecenas, inventou também aparelhos bélicos como canhões e tanques; o seu génio científico levou-o ainda a aprofundar estudos sobre óptica e geologia.

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