quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Revolução Chinesa



Sucessão de crises políticas (1919-1949), que ocorreram na China e culminaram com o estabelecimento do governo do Partido Comunista e com a instituição da República Popular da China.
Em 1912, uma revolta nacionalista derrubou a dinastia imperial Manchu. Chefiados por Sun Yat-sen (de 1923-1925) e por Chiang Kai-shek (de 1925-1949), os nacionalistas, ou Guomindang, foram progressivamente contestados pelo cada vez mais resistente Partido Comunista. Da Longa Marcha de 10 000 km para noroeste, efectivada pelos comunistas em 1934-35, formada com o objectivo de fugir aos ataques das forças do Guomindang, resultou o surgimento de Mao Tsé Tung como líder comunista.
No decurso da II Guerra Mundial (1939-1945), foram vários os grupos políticos chineses que juntaram os seus recursos militares e se opuseram aos invasores japoneses. Ultrapassada a guerra, o conflito intra-grupos reacendeu-se e transformou-se em guerra civil (1946-1949). Este só terminou com a derrota dos Guomindang, em Nanjing, que foram obrigados a fugir para Taiwan, e com o estabelecimento do regime comunista na República Popular da China sob o comando de Mao.
A revolução chinesa surgiu na sequência do colapso da dinastia manchu e como uma das consequências derivadas das crescentes convulsões internas, da pressão de governos estrangeiros e da fraqueza do governo central. Uma revolta nacionalista, em 1911-12, originou a proclamação de uma constituição republicana provisória e a arquitectação de um governo em Pequim, chefiado por Yuan Shihai. Entretanto, os Guomindang defrontavam-se com os problemas de ordem político-administrativa, relacionados com a reposição da autoridade do governo central e com os desafios impostos pelas facções militaristas, lideradas por senhores da guerra e pelo crescente movimento comunista.


Depois de 1930, Chiang lançou sucessivos ataques, que cercaram os comunistas sitiados no sudeste da China e facultaram a tentativa do comandante do exército, em furar o cerco. A então recém-formada Longa Marcha encaminhou-se para o noroeste da China, de Outubro de 1934 a Outubro de 1935, reduzindo o exército comunista de 100 000 para pouco mais de 8 000 soldados. Durante a marcha foi-se desenvolvendo uma luta pelo poder entre Mao Tsé Tung e Chang Kuo T', o que eventualmente dividiu o exército. O grupo de Mao estabeleceu finalmente a sua base em Yan'an, onde permaneceu durante a guerra com os japoneses, pelo que formou uma aliança coesa com os nacionalistas de modo a expulsar os invasores.
As tropas de Mao constituíram a base do Exército Vermelho que, em 1946, reavivou a guerra civil contra os nacionalistas e da qual, em 1949, saiu vitorioso, depois de os ter derrotado em Huai-Hai e Nanjing. Como consequência, foi estabelecido o regime comunista na China sob a liderança de Mao.

Sem comentários:

Enviar um comentário