sábado, 19 de janeiro de 2013

O que é uma revolução?


Alteração radical das instituições políticas, sociais e económicas de um estado. Encontra-se habitualmente relacionada com as alterações políticas.

Entre os exemplos destacam-se: a Revolução Americana, caracterizada pela libertação dos colonos americanos, dos laços coloniais, os quais estatuíram uma nação soberana e independente; a Revolução Francesa, que se gizou pelo derrube da monarquia absoluta, pela oposição interna e pelas revoltas populares; a Revolução Russa, demarcada pela queda da monarquia repressiva, deposta pelos que procuravam incrementar alterações sociais e económicas baseadas num modelo socialista.
Um dos exemplos mais recentes, foi o de Portugal, com a Revolução de 25 de Abril de 1974, que pôs fim a quarenta anos de governação totalitária imposta pelo Estado Novo e repôs a democracia. Entre 1989 e 1990, as nações do chamado bloco de leste pronunciaram-se contra os regimes comunistas de partido único, o que provocou na maioria dos casos uma revolução pró-democrática.

Enquanto as revoluções políticas se encontram maioritariamente associadas à violência, outras espécies de mutações podem provar um idêntico impacto na sociedade. Foi o caso da Revolução Industrial, que em meados do século XVIII, accionou profundas transformações económicas e sociais. Nos anos 70 e 80 a Revolução Tecnológica, como resultado do desenvolvimento tecnológico desenfreado, teve a sua origem com a invenção do chip, do silicone que facultou a utilização intensiva dos computadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário